Estamos com Leire Villar, a criadora por detrás de Ameskeria, para conhecê-la um pouco melhor e para que nos fale sobre os seus próximos projetos.

Leire, como te iniciaste no mundo do crochet?
Quando era pequena costumava fazer Ponto de Cruz com a minha mãe. Ainda que tenha começado a fazer Crochet muito mais tarde, quando tinha 30 anos. Aprendi num espaço de artesanato muito conhecido, em Barcelona, chamado Duduá.
A propósito, por curiosidade, o que significa Ameskeria?
É uma palavra basca que significa fantasia, imaginação. Escolhi-a para me recordar sempre do que quero aportar ao mundo do Crochet.
Expressas a tua imaginação através do Crochet. O que mais te encanta nesta manualidade?
O que mais gosto, no Tapestry Crochet, é que me permite materializar os meus desenhos ponto a ponto. Isso encanta-me. Outra das coisas de que gosto é que é fácil de transportar e pode ser feito em qualquer lugar.

A facilidade de levar o crochet para todo o lado é uma grande vantagem, com certeza, mas qual é o teu lugar favorito para trabalhar?
Onde mais gosto é de trabalhar é no meu atelier, uma sala grande em minha casa cheia de fios e luz.
E como é o teu processo criativo? Como chegas aos teus desenhos e o que te inspira?
Primeiro tento ter uma ideia clara do que quero fazer. Eu desenho, faço amostras, painéis de inspiração, o que for preciso até que saiba exatamente o que quero. A partir daí começo a enganchar. Às vezes, preciso fazer e desfazer várias vezes. Às vezes tudo flui. A natureza é uma grande fonte de inspiração, assim como as minhas memórias de infância.
Falando em processos criativos, o que é que nos podes contar sobre a tua participação no lançamento do fio Anchor Organic Cotton?
A verdade é que gosto de experimentar novos fios e cores. Fazer parte dos primeiros passos, no lançamento de um produto, é muito emocionante. Na coleção que desenvolvi com o Anchor Organic Cotton, o ponto de partida foram os Granny Squares. A minha intenção foi mostrar que os clássicos estão sempre vivos, que podem sempre ser reinterpretados. Dar-lhes um ar contemporâneo sem que percam a sua condição de clássicos.
Na Mez Iberia estamos muito felizes não só por fazeres parte do lançamento do Anchor Organic Cotton, como por um dos teus modelos, o Bolero Barcelona, ser o protagonista do nosso primeiro CAL. Fala-nos sobre este bolero, porque é que se chama assim?
O Bolero Barcelona faz parte da minha coleção para a Anchor Organic Cotton, baseada inteiramente em diferentes tipos de Granny Squares. Este em particular, com aquela flor central, lembra-me os típicos paralelepípedos modernistas da Cidade.

É uma peça adequada para qualquer nível de dificuldade?
É uma peça de roupa fácil de tricotar. Teremos um vídeo tutorial, com o passo a passo, e um fórum para responder a perguntas. Mas não é uma peça que se possa fazer sem qualquer conhecimento prévio. É necessário saber fazer Ponto Cadeia, Ponto Cheio, Ponto Baixo, Alto e Médio Alto. Também como mudar a cor, se quiser fazê-lo com várias cores. Mas não é um modelo difícil, se tiver os conhecimentos básicos consegue fazê-lo sem problema.
O que haverá neste CAL de especial?
Conforme comentei anteriormente, teremos um vídeo tutorial com o passo a passo para tricotar o Granny principal e a peça. Também com o padrão, tanto gráfico como escrito. Faremos diretos de apresentação, boas-vindas e acompanhamento; Vamos propor ideias para a combinação de cores e mostrar a evolução dos projetos das pessoas que se inscrevam; Vamos incentivar os participantes a entreajudarem-se. A nossa intenção é que seja um CAL rico e vivo e que origine uma bela comunidade.
O que dirias a alguém para incentivá-lo a associar-se a este CAL?
Que vai ser divertido, que a peça é fácil de tricotar e que se adapta a qualquer corpo. Que fica muito bonita e é uma boa forma de entrar na primavera. E que estamos com muita vontade que se juntem a nós nesta aventura. Será o primeiro CAL que faço e estou muito animada.
Queremos encorajar tod@s @s aficcionad@s de Crochet a juntar-se ao nosso CAL porque estamos seguros de que se vão divertir a fazer esta peça.